sexta-feira, 20 de agosto de 2010

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

A formação para desempenho das atividades atende a uma necessidade de reforçar as condições para alcançar qualidade nas ações educacionais com uso das mídias. Os Multiplicadores do NTE são responsáveis pela formação dos gestores e professores para adequação e utilização das mídias.
Realizamos acompanhamento ao LIED verificamos a forma como o espaço está sendo utilizado pelos alunos, professores e comunidade escolar; percebemos que muitas mídias não são utilizadas por falta de formação, oficinas para manusear, aprender utilizar.

É comum chegarmos às escolas e ao realizar levantamento das mídias, formas de utilização, percebe-se que muitas mídias não são utilizadas por vários motivos dentre eles: a falta de domínio das tic’s, uns afirmam não saber pra que lado vai, dizem ter em casa mais quem faz o manuseio são os filhos, na escola não tem quem faça funcionar ou ensine manusear, outros com auto-estima baixa dizem não ter mais condições de aprender, vergonha de assumir o novo e se escondem no medo de tentar. O pior de todos é aprender e não utilizar por falta de oportunidades. Já ouvimos alguns falarem baixinho estamos perdendo tempo, aprender pra que? Ao saírem daqui estas mídias não estarão mais disponíveis para nós, vem sem avisar que encontrarão laboratórios fechados, retroprojetor e TV com defeito, só não tem defeito para uso de terceiros.

Ainda com relação ao levantamento nos dirigimos ao gestor para ouví-lo e assinar a ficha de visita técnica, ao falarmos de algumas situações com relação às mídias o gestor acrescenta: tem tudo ai, não usam porque não querem, outros mais conscientes solicitam oficinas para utilização das mídias porque reconhecem que precisam aprender lidar com as ferramentas. Enfim são várias situações.

Uma das situações mais constrangedoras que já presenciei foi uma visita para recebimento do LIED a uma escola, ao chegar, fui informada da ocupação do gestor e indisponibilidade para atendimento, insistente, afirmei que aguardaria o tempo que precisassem e pedir licença para tirar umas fotos da escola, sim porque ando com as ferramentas adequadas para um multiplicador que sabe a que veio, nesse mesmo instante o gestor teve tempo e pude observar a desorganização por falta de planejamento, cronograma, para direcionar as atividades. Havia tantos documentos espalhados sobre a mesa, falava com várias pessoas em assuntos diferentes ao mesmo tempo, não sabia onde estava o que procurava, pedir que atendesse um de cada vez e me deixasse por último porque estava disponível para escola naquele turno.
Perguntei se a Escola possui o plano de desenvolvimento da escola? Fiquei decepcionada pela resposta: -sim, nós até já recebemos o recurso, todo ano tem que fazer isso. Falei: Então a escola sabe que o PDE é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola realizar melhor seu trabalho, é um processo desenvolvido pela escola para melhorar qualidade.
Você já tirou as fotos? Esse ai tem tempo só no final do ano que vamos pensar nisso. Então cumprir minha rotina do dia e retornei ao NTE.

Nas reuniões que acontecem semanalmente nos núcleos fazemos a exposição das situações indesejadas e em grupo procuramos o melhor caminho para resolver.
Definimos as prioridades e os responsáveis pela execução das ações, responde com propriedade quem está mais próximo da situação, se for visita técnica segue o técnico, se for pedagógico vai o multiplicador que poderá realizar o atendimento, pois de acordo com o plano anual temos a distribuição das atividades de acordo com demanda MEC/ SEDUC/ STE /NTE.
Este mês foi realizado oficina de Blog em duas escolas (solicitação dos professores para atendimento); Visita de orientação ao uso do Data show /TV e DVD (solicitação do coordenador de LIED); estaremos iniciando em setembro mais duas turmas de Gestão de Mídias, houve troca de gestores. Abriremos mais quatro turmas de Introdução digital, na zona rural a rotatividade de professores é grande devido a situação dos professores contratados que muitos não tem seus contratos renovados e outros desistem por falta de pagamento dos vencimentos.
Após o levantamento da situação e necessidade das escolas. Verificamos as condições do espaço físico para atendimento, selecionamos o material a ser utilizada, rotina dos professores que alguns completam carga horária em outra escola, agendamos a formação em parceria com o gestor para efetuar a alteração do cronograma do professor para não prejudicar o aluno, a formação ocorre em serviço no horário/turno de trabalho.
O planejamento é flexível organiza-se os itens mas pode haver modificações na rotina, refaz-se ou altera-se alguns itens do planejamento. Sempre traçamos o Plano A, B, C e D. Afinal, professores são verdadeiros artistas além da criatividade lidamos em algumas ocasiões com improvisos, o que não podemos é ficar parado por isso estamos sempre preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário