DISCIPLINA: O PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS
MEDIADOR: MÁRCIA LOURENÇO
CURSISTA: MARIA JOSÉ PEREIRA NASCIMENTO
ATIVIDADE: OFICINA: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA
APONTE COMPETÊNCIAS E SABERES NECESSÁRIOS PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR COM DESENVOLTURA E ADEQUAÇÃO
Integrar mídias na prática pedagógica constitue um processo de analise e adequação para produção de melhores resultados, torna-se um desafio para os educadores considerando a formação continuada em serviço, conciliar trabalho e estudo para quem divide o tempo em várias instituições requer equilíbrio para ajustar novos saberes com adequação e evitar desvio de objetivos.
No processo de formação o educador tem oportunidade de vivenciar distintos papeis como o de aprendiz, observador, atuação de outro educador, o papel de gestor de atividades desenvolvida em grupo.
Só se aprende fazer fazendo, é necessário conhecer os limites e utilizar alguns saberes no momento oportuno de acordo com a ocasião. Os recursos tecnologicos são ferramentas vistas como instrumento na prática pedagógica que possibilitam ao professor cumprir os objetivos propostos no seu planejamento. Reconstruir a prática pedagógica requer compreensão e articulação de novos referenciais que envolvam conhecimentos das especificidades das mídias, entre outras competências que o paradigma da sociedade atual demanda.
A pedagogia de projetos é uma ação em que auxiliada pelos recursos tecnologicos disponiveis criam ambiente de aprendizagem interdisciplinar contextualizado é desenvolvido pelas pessoas que pensam e atuam em sua realização.
A partir da problemática do cotidiano ou tema de interesse da turma desenvolve-se atividades inovadoras fazendo uso da ferramenta que auxiliam a produção O projeto é uma construção que se concretiza a partir do desenvolvimento, sujeito a algumas dificuldades no desenrolar das atividades que deverão ser registradas para uma avaliação posterior na analise dos resultados.
Isso faz refletir sobre as necessidades de aprendizagem e empregá-los de forma correta adequando tecnologias e currículo de acordo com a necessidade do aprendiz. O uso das TICs vem acontecendo nas escolas na qual comunidade escolar compartilham problemas e buscam alternativas para tornar viável a integração das TICs.
Articular conhecimento e tecnologia é uma arte indispensável para que não haja desvio de foco, evitar danos tornando aprendizagem significativa
O professor deve ser consciente da realidade social em que atua agir com segurança para fazer intervenções disponiveis e alcançar objetivos claros. Dar sentido real ao uso das mídias considerando infinitas possibilidades sabemos que mídias bem utilizadas conduzem grandes descobertas significativas na reconstrução do conhecimento para o aluno, o modo de utilização determina a função, a criatividade portanto alguns cuidados com o uso inadequado das mídias.
• Mídia tapa buraco – colocar vídeo ou levá-los ao laboratório de informática quando há um problema inesperado (ausencia de professor)
• Mídia enrolação – exibir um video sem ligação com a matéria
• Mídia deslumbramento – passar o video em todas as aulas
• Mídia perfeição – professor questiona todas as mídias porque possuem defeitos de informação ou estéticos
• Só Mídia – exibir um video sem discutí-lo, sem integrá-lo com assunto da aula.
Rever a prática pedagógica é fundamental para o professor atuar com desenvoltura estabelecendo equilibrio entre o conhecimento curricular e o conhecimento relacionado ao uso das tecnologias.
Implementar a Proposta Pedagógica, rever o curriculo, prática pedagógica, estabelecer um equilibrio entre adequação e mídias.
O principal desafio é conseguir fazer bom uso das mídias e tecnologias como ferramentas que auxiliam a prática pedagógica do professor para que não haja supervalorização na operacionalização tecnologica com riscos de empobrecer os aspectos pedagógicos relacionados aos conteúdos portanto alguns cuidados devem ser tomados com o uso inadequado das mídias.
As tecnologias tem seus aspectos positivos e negativos, dependendo da ação de quem utiliza seus produtos poderão ser usados para o bem ou mal, O professor deve tomar conhecimento dos riscos e buscar estratégias adequadas para uma boa utilização com qualidade.
O projeto pode ser um caminho que transformará uma situação problemática em uma situação desejada por se constituir um processo que viabiliza a construção e execução com participação dos envolvidos e sujeitos a avaliação dos resultados.
REFERÊNCIA :
Texto -Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica
MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO PRADO1
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