Formar pessoas não é apenas dar-lhes informações é também saber o que fazer com elas. Neste espaço de reflexão, surgem novas idéias, soluções, conceitos que modificam hábitos, comportamentos, construir conhecimentos criando novos paradigmas.
A formação para uso das mídias foi repensada na perspectiva de colaborar com algumas estratégias que facilite e atenda aos objetivos.
Criar e recriar propostas que favoreçam mudanças na gestão e atuação em sala de aula.
Formular agenda de compromisso na disseminação dos conhecimentos através dos multiplicadores.
De acordo com o controle de mobilização social, para alcançar qualidade do ensino aprendizagem com foco no aluno. É necessário ter “padrões mínimos” o padrão mínimo para os multiplicadores e técnicos responsáveis pelo acompanhamento das ações nas escolas deve ser um conjunto de aptidões que favoreça a formação e acompanhamento das atividades utilizando as ferramentas adequadas. Possibilitar um plano de atividades para cada mídia, estimular a inovação nos métodos e promover a elaboração de projetos, mine projetos e oficinas que resgate a função da aprendizagem significativa.
Cumprir as atribuições do Programa PROINFO.
Segundo o IDEB, precisa de um olhar criterioso de ações a ser desenvolvido para alcançar qualidade, o desafio é formação continuada para gestores e professores que necessitam de assistência técnica.
Os professores não estão preparados para tantas mudanças, novidades de trabalho coletivo interdisciplinar e para isso é necessário formação, acompanhamento, orientação técnica.
Alguns professores têm a rotina toda comprometidos que as vezes não dispõe de tempo para si mesmo, estão limitados. Em algumas ocasiões até já desenvolvem o trabalho mas por falta de organização, registros, reflexão de suas ações, deixam rever os pontos positivos e negativos da ação.
Alguns tem repugnância a ação planejar, é preciso criar espaços de descontração, trabalhar a auto estima dos colaboradores para que sintam prazer pela atividade que desenvolvem. O planejamento de formação visa o cumprimento do plano de metas e ações articuladas vinculados ao plano de desenvolvimento da educação
O Estado do Maranhão possui 828 (oitocentos e vinte e oito) escolas das redes públicas estaduais e municipais dotadas com laboratório de Informática, atendendo às clientelas dos níveis de ensino fundamental e médio, que são capacitados e acompanhados pelos NTE’s.
Considerando que a Secretaria de Educação a Distância/MEC, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, desenvolveu a reformulação do Programa Nacional de Informática na Educação, o programa no Estado adota, atualmente, a proposta de integração de mídias na educação.
A nova versão foi instituída pela SEED, através do Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitulando-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
- instalação de ambientes tecnológicos nas escolas e acesso à internet banda larga;
- formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s);
- disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais.
Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’s (100h).
O objetivo central desse programa é a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas escolas da rede pública brasileira, utilizando a plataforma Linux, visando promover a inclusão digital dos profissionais da educação das escolas públicas com vistas à dinamização do processo ensino-aprendizagem, objetivando a melhoria da qualidade da educação básica.
Os cursos pretendem ampliar a aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-lo no cotidiano e na prática pedagógica.
Esse programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios. Dessa forma e, atendendo à proposta do programa no Estado do Maranhão, já foram capacitados 4.000 professores das redes Públicas Estadual e Municipal.
A partir da articulação da Presidência da República, Casa Civil, Ministério da Educação, Ministério do Planejamento, Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também foi assinado o termo de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, através do Programa Banda Larga nas Escolas, que possibilitará a conexão gratuita de todas as escolas públicas urbanas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no país. Atualmente, o Maranhão possui 87 escolas da sua rede conectadas.
MJosé, pensar em uma ação didática com uso de mídias requer um planejamento adequado que definirá objetivos, estratégias e resultados que desejamos alcançar. Esse é com certeza o primeiro passo para definirmos a nossa linha de ação. A formação docente para uso das mídias com certeza situa o docente nesse universo do uso da tecnologia educativa, portanto, parabéns por trazer esse importante tópico para nossa reflexão.
ResponderExcluirBj
Iveth