Como fazer ou agir? é uma pergunta constante na vida dos profissionais que desenvolvem algo ou alguma coisa com seriedade e primam pela qualidade em suas atividades de rotina com competência, mas é necessário habilidades para executar.
Compartilhar experiências, encontrar estratégias para atuar com qualidade, aprimorar conhecimentos, vamos encontrar nas formações, nas atividades em grupoespaços que favorecem a aprendizagem. Planejar é uma arte. Refletir, praticar auto-analise são indispensáveis para alcançar novos resultados. É essencial unir teoria e prática para que a formação seja útil, tenha rendimento satisfatório.
A formação do professor possibilita um espaço de vivência, onde troca de experiências oportuniza condições para compartilhamento dos relatos de suas atividades e práticas pedagógicas, exposição dos seus temores, angústias, alguém precisa ouvir e oferecer solidariedade; colaborar com estas situações, encontrar estratégias para solucionar pequenos entraves.
Descobrir habilidades para executar ações com recursos midiáticos em suas atividades de sala de aula adquiriu-se ao divulgar experiências e atitudes com relação ao que está em evidência, aprender novas práticas, isto podemos conseguir através de palestras, cursos, seminários, formação continuada.
São caminhos para que o professor busque inovar em suas atividades, muitas vezes sabe o que fazer, mas está adormecido e ao ver alguém executar tal ação desperta para realizar tão bem quanto é capaz, é o reforço do que já é praticado.
Ao falarmos em novas tecnologias e mídias é comum imaginar com rapidez, visualizar computador, celular, foguetes e esquecemo-nos do tinteiro, lápis, papiros, escova de dente, cadernos etc. enfim, tudo que surge para facilitar ação do homem, tudo isto é tecnologia.
O planejamento é uma tecnologia, indispensável para qualquer ação, capaz de ser modificada, alterada. Toda boa ação inicia com o planejamento embora não seja traçado no papel, mas está na mente e tem suas etapas para alcançar objetivos.
O multiplicador/formador precisa planejar a formação que irá ministrar para facilitar a orientação ao professor com uso das mídias. O professor sabe como fazer só precisa de estimulo para desenvolver as ações, às vezes, a falta de disponibilidade do recurso dificultam a atuação gerando desconforto, perdem o estimulo na busca de qualidade do processo ensino aprendizagem, se esquecem até de situações simples que podem enriquecer uma atividade em sala de aula, por não ter respaldo perdem a confiança nos seus lideres que mostram que a prática difere da teoria, é preciso reunir, discutir práticas pedagógicas, trocar experiências é em momentos de rotina em pequenas reuniões avaliar como foi o dia? Saber o que pensam outras pessoas que vivenciam o mesmo problema ou situação pode ser a chave para encontramos soluções para pequenos detalhes.
Mas quem é mesmo o Multiplicador?
Os multiplicadores são profissionais do próprio quadro que detém um conhecimento importante na disseminação de conteúdos. Assumem o papel de repassar informações, em termos de logística.
Uma estratégia é aprender lidar com o sistema de gestão, aderir a avaliações e auto avaliação. Alguns funcionários não entendem os objetivos, não encaram como processo de desenvolvimento.
É necessário compreender que para essa atividade o funcionário deve ter o perfil adequado e nem todos possuem.
O multiplicador além de conhecimentos deve ser alguém confiável, ter credibilidade diante dos colegas, disseminar um conteúdo com eficiência não é tarefa fácil. Aprender técnicas para facilitar aprendizagem, reter atenção dos colegas, saber usar a voz, ouvir, lidar com recursos tecnológicos, ter postura, criar ações para as pessoas interagirem, compartilhar conhecimentos.
O papel do multiplicador como gestor é perceber as oportunidades que surgem para que a comunidade escolar possa se desenvolver, criar condições para utilização das tecnologias na prática escolar, redimensionar seus espaços, tempos e modos de aprender, ensinar dialogar e lidar com o conhecimento. Identificar as potencialidades dos recursos disponíveis proporcionar abertura da escola para comunidade.
Segundo F. J. Almeida (2005) a gestão deve partir da descrição da realidade. E para isto é necessário olhar, interpretar e diagnosticar as potencialidades, as fragilidades existentes no cotidiano da escola, os interesses e as demandas.
Multiplicador como gestor deve apresentar o seguinte perfil:
• Acreditar em Educação a Distância.
• Conseguir relacionar-se e interagir bem.
• Ter facilidade para comunicação escrita.
• Conhecer o conteúdo do curso no qual atuará.
• Gostar de ensinar e de aprender.
• Ter familiaridade com o uso do computador e da Internet.
• Ter conhecimentos básicos de Informática.
• Ser incentivador incansável.
• Ter disponibilidade e interesse para exercer a tutoria.
• Saber administrar conflitos.
• Ser cordial.
• Ter empatia.
• Saber trabalhar em equipe.
• Gostar de trocar experiências.
• Saber reconhecer suas falhas.
• Ter iniciativa para solução de problemas.
• Ser criativo.
• Ser paciente, compreensivo, flexível, responsável e amigo.
Diagnóstico da situação é fundamental, prioridade antes de planejar para ter subsídios e alcançar possibilidades de maiores acertos.
Professor ou educador?
O professor é o profissional a serviço no desempenho de suas funções o educador vai além desse detalhe, preocupa-se com o aluno como pessoa, sua história, suas experiências, seus sonhos, medos, angustias, seu habitat, suas raízes e etc.
Os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma "estória" a ser contada. Habitam um mundo em o que vale é a relação que os ligam aos alunos, sendo que cada aluno é uma "entidade" "sui generis", portador de um nome, também de uma "estória", sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo para acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois...(Rubem Alves)
PERFIL DO PROFESSOR/EDUCADOR PARA SÉCULO XXI
• Ter vontade e inteligência
• Ser empreendedor
• Saber manusear as ferramentas disponíveis para melhorar significativamente o seu trabalho,
• Aprender a compreender, isto permite a verdadeira comunicação humana
• Criar novos paradigmas
• Saber lidar com pessoas e processos (gestão)
• Reflexão dos resultados sempre para diagnosticar os erros e prover acertos
• Ser eficiente e eficaz (podemos ser eficiente e não alcançar a efetividade por isso todo cuidado é pouco)
• Ser estratégico e atingir o foco eliminando as situações indesejadas.
• Ser pesquisador
• Ter história, fazer história e não apenas contador de histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário