INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
PRÓ- REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLOGICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROJETOS INDUSTRIAISEDISON RODRIGUES PAULINO
1- INTRODUÇÃO
Na implantação de um canteiro de obras, vale ressaltar que, todos os profissionais
envolvidos, deverão estar sendo sensibilizados, de que mesmo este canteiro sendo provisório
e suas instalações também provisórias ou temporárias existem muitos riscos de acidentes
embutidos em todos os setores de desenvolvimento da obra propriamente dita.
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do
Trabalho) é o órgão mais adequado para planejar, elaborar e coordenar a execução das
medidas preventivas numa obra, sempre em íntima ligação com a produção.
Cabe ao SESMT, selecionar as medidas de segurança mais eficientes, não só para
a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores
os objetivos da produção. O SESMT será sempre assessorado pela CIPA (Comissão Interna
de Prevenção de Acidentes), que tem como objetivo observar as condições de risco nos
ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou
neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando ao SESMT e ao
empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes
semelhantes e ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à Prevenção de Acidentes,
segundo ROUSSELET (2009). (SAMPAIO, 1999, p.6.)
, como também para facilitar[...] o canteiro de obras constitui o conjunto de instalações que dá suporte à
construção de determinada edificação, abrigando a administração da obra, o
processo produtivo e os trabalhadores, (SAMPAIO, 1999, p.6.).
Além da escolha do layout, do material adequado e outros itens, a contratação dos
profissionais de segurança também deve fazer parte da implementação do canteiro de obras. É
sempre bom mencionar que a indústria da construção civil se destaca como um dos setores da
economia que mais emprega no Brasil, agregando um vasto e contingente de mão de obra,
sendo assim o Maranhão não está fora deste crescimento.
Os canteiros de obras se proliferam por nossa capital, em obras pequenas e outras
não tão pequenas, tais como os grandes condomínios e shoppings que surgem de um dia para
o outro.
Isto também se deve ao crescimento demográfico e a ajuda do governo federal
para a facilitação dos financiamentos neste setor, para todas as camadas da população,
principalmente para aquelas com renda pouco maior que o salário mínimo.
15
A maioria desta mão de obra não tem qualquer qualificação e realiza suas tarefas
em condições precárias de trabalho, dificultando a comunicação e aumentando os riscos de
acidentes.
Com todo este contingente de trabalhadores, as instalações temporárias precisam
ser feitas e mantidas de forma segura por um profissional qualificado.
O investimento com a gestão de canteiros de obra tem evoluído de maneira
considerável em nossa capital, como também em nosso país, mas isto não quer dizer que todas
as empresas estão apostando apenas neste setor.
Além disso, existe uma preocupação recente na aplicabilidade da NR-18,
discutida tanto pelo governo, como pelos sindicatos e empregadores, resultando em mudanças
de cultura na construção civil. Muitas empresas estão praticando segurança do trabalho nas
obras por objetivo e não por obrigação e, um desses objetivos é dar aos trabalhadores
condições favoráveis de trabalho e convívio.
Isto traz benefícios para todos, empresa, funcionários e governo, gerando bemestar,
economia e produtividade.
Apesar disso, ainda há falta de planejamento em muitos canteiros, onde as
decisões são tomadas á medida que os problemas vão surgindo, segundo Handa, (1988). Isso
se verifica na visita a obras distintas. Quando em uns se observa a preocupação com a
segurança dos trabalhadores, adotando medidas de prevenção, em outros existem poucos
sinais de atuação dos responsáveis pela segurança.
Isto se verifica também pelo noticiário dos meios de comunicação. As noticias de
acidentes com vitimas até fatais de trabalhadores que trabalhavam em desacordo com as
normas de segurança são muito corriqueiras.
Segundo a NBR 7678 (1983), na instalação do canteiro de obras deve reduzir-se
ao máximo, o potencial de risco. É recomendado que seja realizado projeto racional que
preveja, além da obediência às exigências legais, a criação de condições de segurança do
pessoal da obra e de terceiros, incluindo o público em geral, propriedades vizinhas e serviços
de utilidade pública.
A empresa terá uma imagem melhor perante a mídia e os trabalhadores uma
melhoria na qualidade de vida que também reflete na sociedade em geral, visando o bem estar
do trabalhador, diminuindo riscos de acidentes, os riscos de perdas materiais e financeiras
também serão evitados.
16
Isto é fácil de verificar, pois, quando o trabalhador tem sua capacidade laboral
diminuída ou acabada, conseqüentemente
ou serviços.
Estes riscos também não são tão visíveis para os trabalhadores dentro do canteiro
de obra, cabendo àqueles que têm maior conhecimento sobre os riscos do trabalho alertá-los
sobre eles.
A maioria desta mão de obra não tem qualquer qualificação e realiza suas tarefas
em condições precárias de trabalho, dificultando a comunicação e aumentando os riscos de
acidentes.
O binômio Homem-Trabalho é preciso ser estudado para se, reconhecer, avaliar e
controlar os riscos que possam afetar a integridade física, mental e a saúde dos trabalhadores,
pois a OMS conceitua saúde como sendo um estado de completo bem estar físico, mental e
social e não somente a ausência de enfermidades.
O planejamento, visando sua organização como meio de comunicação visual e
padronização, não é somente uma maneira eficiente de se evitar acidente, mas também
engloba a gestão de pessoas, materiais e equipamentos, como em um almoxarifado a
otimização de serviços, até na especificação dos EPI e EPC.
A organização pode ajudar na diminuição de acidentes nos canteiros de obra, mas
a melhor maneira de preparar pessoas para enfrentar riscos é sensibilizando-as, através de
treinamentos e capacitações, evitando assim o aumento do número de acidentes, o
absenteísmo, o estresse, a fadiga, entre outros.
Naturalmente estamos falando de que todo acidente ocorre por uma não
conformidade, uma prática insegura, um desvio de procedimento ou condição insegura.
Em determinados canteiros de obras, vale ressaltar que, as máquinas e
equipamentos estão em péssimo estado de conservação, em outros, não existem a presença do
profissional de segurança para informar aos trabalhadores dos riscos e perigos que estão
expostos dentro do seu ambiente de trabalho, nem mesmo os procedimentos estabelecidos
para minimizar os riscos de acidentes.
Segundo a NBR 7678 (1983), todas as partes perigosas de máquinas e
equipamentos devem ser protegidas, com sinalização que seja vista por quantos se aproximem
dessas partes perigosas.
Em muitos setores de trabalho, as instruções podem ser dadas verbalmente, mas
existem informações que não podem ser repetidas por muito tempo como sinais sonoros,
então elas são dadas através de sinais ou símbolos gráficos.
, terá reflexo nos setores produtivos, de manufatura17
As instruções verbais podem ser substituídas por símbolos, que podem ser de
leitura mais fácil e rápida. Dreyfuss (1972) apresenta um conjunto de 100 símbolos básicos
que são internacionalmente usados, como aqueles dos sinais de tráfego Segundo IIDA (1995).
As normas ISO (International Standards Organization) procuram padronizar esses
símbolos exigindo uma compreensão de pelo menos 66% das pessoas entrevistadas, quando
testados em 6 países diferentes. Para se desenvolver um símbolo, deve-se atentar para os
seguintes requisitos:
- Possuir contornos fortes para atrair a atenção;
- Ser simples e de fácil entendimento;
- Serem completos e não em partes;
- Não possuir duplo sentido;
- Ser simétrico se possível.
A sinalização, sendo usada para alertar sobre a existência de perigos a que possam
expor tanto pessoas como o patrimônio material ao risco de acidentes ou danos físicos, deve
ser posicionada onde possa ser visualizada, identificada e distinguida sem o uso de iluminação
segundo a ISO 11428, ( DA SILVA et al)
Segundo a NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE, itens 18.27.1. O
canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:
a) Identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;
b) Indicar as saídas por meio de dizeres ou setas;
c) Manter a comunicação através de avisos, cartazes ou similares;
d) Advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes
móveis das máquinas e equipamentos;
e) Advertir quanto ao risco de queda;
f) Alertar quanto à obrigatoriedade do uso do EPI, específico para a
atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas
ao posto de trabalho;
g) Alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de
materiais por grua, guincho e guindaste;
h) Identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra;
i) Advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé – direito
por inferior a 1,80m (um metro e oitenta centímetros);
j) Identificar substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e
radioativas.
18
Item 18.27.2. É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região
do tórax e costas quando o trabalhador estiver a serviço em vias
públicas, sinalizando acessos ao canteiro de obras e frentes de serviços
ou em movimentação e transporte de materiais.
Refletindo sobre este panorama é que sentimos a importância de uma
comunicação que atinja todas essas camadas de trabalhadores e uma sinalização que
possibilite visibilidade e clareza em sua comunicação, evitando assim a possibilidade de
ocorrência de acidentes dentro de um canteiro de obra, seja de pequeno ou grande porte e que
possa estar envolvendo trabalhadores, máquinas, equipamentos, veículos, etc.
Isto porque no processo de informação segundo (IIDA, 1995), os estímulos
captados pelos órgãos sensoriais são transmitidos ao sistema nervoso central por meios de
conexões de células nervosas chamadas de via aferente. Após serem processadas pelo mesmo
retornam pela via aferente aos órgãos de ação. Certas condições tendem a facilitar e, outras, a
dificultar a transmissão e o processamento desses estímulos.
- Tempo de reação: é o intervalo de tempo entre a recepção de um estímulo e a emissão de
resposta pelo organismo. Em certas ocasiões, é necessário que esta resposta seja emitida
rapidamente e sem erros.
A comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e é constituída
pelos seguintes elementos:
EMISSOR – é o que emite a mensagem. Pode ser um indivíduo ou um grupo;
RECEPTOR – é o que recebe a mensagem. Pode ser um indivíduo ou um grupo;
MENSAGEM – é o objeto da comunicação. Sendo constituído pelo conteúdo da informação
transmitida, (DA SILVA e BARBOSA).
1.1- Objetivos
1.1.1- Objetivo Geral
Analisar os impactos da sinalização insuficiente dos canteiros de obra nos índices de
acidentes dos trabalhadores,
tendo como embasamento teórico as normas da Associação19
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), normas regulamentadoras (NR’s) do Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE),
1.1.2- Objetivos específicos
descobrir se o uso correto da sinalização de segurança pode ou não diminuir os
índices de acidentes na Industria da Construção Civil
O objetivo desta pesquisa é contribuir com a Indústria da construção civil, para
usadas ou quais deveriam ser usadas.
Levantar em visitas a canteiros de obras, quais as sinalizações que estão sendo
canteiros.
Levantar no universo das Sinalizações quais as mais apropriadas para estes
como a legislação.
Verificar se as sinalizações aplicadas nos canteiros de obras estão de acordo
de segurança.
Analisar o nível de conceituação dos trabalhadores com relação à sinalização
canteiros de obras.
Mostrar que existem propostas para melhoria da sinalização dentro dos
condomínios fechados que não se verifica em momento algum destas obras,
uma sinalização mínima que seja para que os trabalhadores se movimentem de
maneira segura, já que existe também a movimentação de veículos, máquinas e
equipamentos nestes canteiros.
pesquisar algumas obras de construção de edifícios, mais precisamente de
Normas Técnicas (ABNT), normas regulamentadoras (NR’s) do Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE)
tendo como embasamento teórico as normas da Associação Brasileira de20
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1- SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA NOS CANTEIROS DE OBRA
A Sinalização de Segurança nos ambientes de trabalho têm a mesma finalidade da
sinalização de trânsito, evitar acidentes que possam interromper a capacidade produtiva tanto
de pessoas como de máquinas e equipamentos e ferramentas.
Esta sinalização deve atender às diversas situações, integrando o trabalhador ao
seu ambiente de trabalho, respeitando todas as suas limitações.
Muitos acidentes costumam ser atribuídos ao erro humano, entretanto, quando se
fala em erro humano, geralmente se refere a uma desatenção ou negligência do trabalhador.
Para que essa desatenção ou negligência resulte em acidente, houve uma série de decisões que
criaram as condições para que isso acontecesse. O erro humano resulta, portanto, das
interações homem-trabalho ou homem-ambiente, que não atendam a determinados padrões
esperados. (ITIRO IIDA, 1995)
Para garantir a segurança dos trabalhadores, as instalações precisam ser
preparadas de forma correta, com acompanhamento de profissional legalmente habilitado em
segurança do trabalho, engenheiro ou técnico, para assegurar o que prevê o item 18.1.3 da NR
18.
Na fase de orçamento e planejamento de uma obra, já seria recomendável a
elaboração de um layout do canteiro com a localização das placas de sinalização, a
contratação de pessoal qualificado e a aquisição destas placas de material e tamanho adequado
para utilização em canteiros de obra, pois o planejamento correto e eficiente da sinalização no
canteiro de obras pode ser um fator de eliminação de acidentes para os trabalhadores, já que
os riscos são inúmeros.
A sinalização substitui com eficiência a voz humana, uma vez que em alguns
canteiros podemos ter também trabalhadores com deficiência auditiva. Então, os sinais de
libras substituirão as letras do alfabeto, já que na sua simples visualização está implícita a
mensagem para aqueles que podem ouvir com clareza.
Muitas vezes a sinalização em forma de placas pode não ser suficientemente
eficaz, então, segundo SAMPAIO, 1999, podem ser utilizadas nas obras diferentes tipos de
sinalização relacionados com a segurança e saúde dos operários, dependendo do sentido do
estímulo.
21
Como já vimos a sinalização ótica, combinando formas, cores e símbolos é a mais
usada.
Ainda segundo SAMPAIO, (1999), existem também:
transmissão da informação (alarme, sirenes etc.);
A sinalização acústica, usada quando se necessita de maior rapidez e facilidade de
inodoros para determinar a sua presença e;
A sinalização olfativa, constituída por aditivos empregados em gases tóxicos
determinar a presença do perigo ao tatear os elementos ou recipientes que contenham
substâncias perigosas.
A sinalização tátil, constituída por rugosidades em elementos ou recipientes para2.2 - Organização da Sinalização no canteiro de Obras
A sinalização dentro do Canteiro de Obras deve obedecer às recomendações do
PCMAT, quando este existir. Existem lugares estratégicos para a colocação das placas com a
sinalização de segurança que devem ser designados pelo pessoal da segurança, engenheiro ou
tecnico, que devem ser visíveis por aqueles que trabalham no local e que receberam
treinamento sobre segurança do trabalho e conhecem os riscos da obra.
As placas de sinalização devem ser colocadas nos locais de maior risco e maior
fluxo, e a repetição da informação melhora a lembrança da informação. Devem ser colocadas
em locais de fácil visualização, e quanto maior o tamanho da mensagem melhor sua
assimilação por parte dos trabalhadores. Por isso deve-se evitar colocação de placas em papel
formato A-4, como as que estão nas fotos da figura 1. Estas placas estão colocadas em locais
de dificil visualização, porque sendo feitas de papel branco, estão colocadas sobre superfície
também branca o que dificulta a visualização, elas podem passar despercebidas pelos
trabalhadores ou por qualquer pessoa que transite pelo local.
22
FIGURA1
- Sinalização de segurança- pouca visibilidade uso de EPI2.3 - Normas de Sinalização nos canteiros de obra
Segundo Sampaio (1999), os sinais de segurança definidos como a combinação de
forma cores e símbolos para proporcionar uma determinada informação relativa à segurança,
se classificam em:
Proibição;
Advertência;
Obrigação;
Informação;
Os pictogramas obedecem ao sistema internacional padronizado de pictogramas,
aceitos no mundo inteiro, para comunicar perigos e ações sem o uso das palavras, facilitando
a compreensão e memorização (ISO 11428).
Estes sinais ou placas são combinados também com cores que mesmo em número
reduzido (vermelha, amarela, verde e azul), são utilizadas para chamar a atenção e indicar a
existência de um risco, sempre acompanhadas das cores de contraste (branca ou preta) e as
cores dos símbolos ou pictogramas (preta ou branca) assim como para facilitar sua rápida
identificação segundo SAMPAIO (1999).
Assim, para a comunicação visual acessível, recomendam-se (LOCH, 2000):
• Tipologia de fácil leitura, compreensão, com grafismo, cor e tamanho adequado;
Adicional.23
• Cores, letra/fundo, possibilitando contraste adequado beneficiando os trabalhadores com
dificuldade de compreensão e evitando perturbações ou desconforto no usuário geral.
3- METODOLOGIA DA PESQUISA
Esta proposta foi originada no sentido de saber se, com a existência de uma
sinalização de segurança adequada a ser usada nos canteiros de obras e sua aplicabilidade, o
empregado trabalharia com maior segurança, devendo ser tão imprescindível para a segurança
dos trabalhadores, assim como os outros equipamentos de segurança ou EPI’s. E, também
para saber se os trabalhadores no seu todo estão cientes de que precisam trabalhar com
segurança, já que existem normas e procedimentos inerentes ao processo e que possam lhes
proporcionar maior segurança na execução de suas atividades.
3.1- Caracterização da Pesquisa
Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de verificar se estão sendo usadas
sinalizações de segurança nos canteiros de obra da construção civil na cidade de São Luis e se
estas sinalizações estão de acordo com as normas e padrões tanto nacionais como
internacionais.
Observando alguns canteiros de obras de condomínios em nossa cidade constatouse
que em muitos a sinalização de segurança era ignorada totalmente, apesar de existirem no
canteiro várias situações de risco de acidentes envolvendo os trabalhadores. Verificou-se
também que em todos os canteiros existiam técnicos de segurança do trabalho.
Além de visitas a canteiros de obras, também foram tiradas fotos de dois canteiros
distintos, um totalmente desprovido de sinalização e outro totalmente sinalizado, apesar das
características quase idênticas dos dois projetos.
Para uma análise mais precisa e também para melhor fundamentar este trabalho,
utilizou-se da pesquisa sistemática com a elaboração de questionário e tirando fotos
comparativas para poder comparar aquele canteiro sem sinalização com outro totalmente
sinalizado, ou seja, um canteiro fora dos procedimentos de segurança e das normas e outro
totalmente sinalizado, padronizado, seguindo corretamente os padrões de segurança.
UNIVERSO: 52 Trabalhadores do Canteiro em questão.
24
Amostra: 36 Trabalhadores responderam ao questionário com idade variando
entre 19 e 68 anos, nas funções de aprendiz, de servente, de apontador, de pedreiro e de
armador.
Aplicou-se o questionário acompanhado de investigação assistemática, com o
registro das contradições presentes na realidade o que fez com que se tivesse a idéia desta
pesquisa.
3.2- Questionário
As primeiras cinco perguntas do questionário se referem à idade, sexo, tempo de
serviço e função.
As nove restantes se relacionam com as situações de trabalho.
5-Você já sofreu algum tipo de acidente do trabalho?
Sim ( ) Não ( )
6-Existe CIPA constituída ou profissional responsável pela segurança em sua empresa?
Sim ( ) Não ( )
7-Você foi treinado quanto à prevenção de acidentes em seu local de trabalho?
Sim ( ) Não ( )
8-Você usa o EPI adequado ao risco de sua atividade?
Sim ( ) Não ( )
9-Você já recebeu alguma informação sobre a importância da Sinalização de Segurança
em canteiro de obra?
Sim ( ) Não ( )
10-Você acha importante para sua segurança, o canteiro de obra estar sinalizado?
Sim ( ) Não ( )
11-Você sabe que tipo de sinalização deve ser usado num canteiro de obras?
Sim ( ) Não ( )
12-A sinalização existente no seu local de trabalho é suficiente para que não ocorram
acidentes?
Sim ( ) Não ( )
13-Existe algum lugar em seu local de trabalho que você ache importante melhorar a
sinalização?
Sim ( ) Não ( )
25
4-RESULTADOS E DISCUSSÃO
FIGURA 2 -
Você já sofreu algum tipo de acidente do trabalho?Verificamos aqui que 17% dos trabalhadores responderam já sofreram algum tipo
de acidente enquanto a grande maioria 83% não sofreu nenhum tipo de acidente no trabalho.
FIGURA 3 -
empresa?
Existe CIPA constituída ou profissional responsável pela segurança em suaAqui verificamos que a maioria, 92% dos entrevistados responderam
afirmativamente, ou seja, não existe CIPA constituída, mas existe profissional responsável,
Técnico de Segurança, pela segurança do canteiro.
26
FIGURA 4 -
Você foi treinado quanto à preservação de acidentes em seu local de trabalho?Nesta oportunidade 89% dos entrevistados afirmaram que receberam treinamento
sobre prevenção de acidentes, enquanto 11% responderam que não, o que se constitui em
falha na contratação de mão de obra.
FIGURA 5-
Você usa o EPI adequado ao risco de sua atividade?Quanto a esta questão somente 11% dos entrevistados responderam que não
usam o EPI adequado, determinando aí uma falha na fiscalização do trabalho dentro do
canteiro de Obras, já que 89% responderam que usam.
FIGURA 6
segurança em canteiro de obras?
-Você já recebeu alguma informação sobre a importância da sinalização de27
Aqui percebemos que 89% dos entrevistados responderam receberam alguma
informação sobre sinalização, também aqui se constata a falha no treinamento sobre
segurança do pessoal contratado, quando 11% respondem que não.
FIGURA 7
- Você acha importante para sua segurança, o canteiro de obra estar sinalizado?A grande maioria respondeu que sim, acham importante a sinalização no canteiro
de obras. O que é muito importante para o reconhecimento de que a sinalização faz falta
dentro de um canteiro de obras.
FIGURA 8
- Você sabe que tipo de sinalização deve ser usado num canteiro de obras?28
Nesta resposta percebemos que também a grande maioria demonstrou
conhecimento sobre a sinalização que deve existir em Canteiro de Obras apesar de que neste
não existe nenhuma. Sempre a minoria que não sabe é porque não recebeu treinamento
adequado.
FIGURA 8-
acidentes?
A sinalização existente no seu local de trabalho é suficiente para que não ocorramCom estas respostas, 69% respondendo que existe sinalização e 39% respondendo
que não, constata-se que existe uma divisão entre aqueles que se sentem seguros e aqueles que
não, quase um equilíbrio.
29
FIGURA 9-
a sinalização?
Existe algum lugar em seu local de trabalho que você ache importante melhorarComo 94%, ou seja, a grande maioria respondeu que sim, existem lugares em que
a sinalização deve ser melhorada, verifica-se que existe um descontentamento geral em
relação à Sinalização de Segurança neste canteiro de obras por parte dos trabalhadores.
4.1 – Considerações finais sobre Questionário
Como se pode observar, a grande diferença entre os números das duas últimas
respostas às perguntas e as primeiras, demonstra que apesar dos trabalhadores conhecerem ou
receberem algum tipo de treinamento sobre segurança do trabalho, do profissional de
Segurança da Obra, existe sim uma deficiência na Sinalização deste canteiro. Deficiência esta
que foi constatada com visitas ao local e fotos tiradas do mesmo local onde não se verificou
nenhuma placa ou sinal de segurança dentro do canteiro.
Esta deficiência ou falta de sinalização foi justificada pelo pessoal responsável
pela obra como dispensável, pela importância da Obra,
gastos com sinalização”.
com a segurança dos trabalhadores só são relevantes se não onerarem os custos da obra.
Verificou-se ainda que, com as respostas deste questionário e as observações
feitas no local, existe em alguns canteiros de obras muita deficiência quanto à sinalização de
segurança e que esta deficiência pode ser a causa de acidentes do trabalho apesar de que esta
verificação não foi objeto deste trabalho. Observamos também que a maioria dos
trabalhadores está ciente de que esta deficiência na sinalização pode provocar acidentes
dentro do local de trabalho.
Após análise do questionário chegou-se à seguinte conclusão:
“O porte da obra não justificaIsto significa que para a construtora os gastos com sinalização ou30
sinalização nenhuma;
Alguns Canteiros de obra são mal sinalizados ou não possuem
dos perigos que existem dentro dos canteiros de obra, ainda existe um
grande contingente que não está ciente e nem alertado para estes
perigos;
Apesar de que muitos trabalhadores da construção civil estão cientes
empregador, já que nos canteiros de obra existem profissionais de
segurança do trabalho;
A falha ou falta de sinalização é de total responsabilidade do
dos trabalhadores oneram os custos da obra e por isso podem ser
descartados,
Ainda existem empresários que acham que os gastos com a segurança[...] muitos acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido e
implementado programas de Segurança e Saúde no Trabalho, além de dar uma
atenção maior à educação e treinamento de seus operários, SAMPAIO (1999).
nem pensado pelos responsáveis pela segurança do canteiro de obra,
uma vez que, segundo SAMPAIO, (1999), o Manual de Segurança é o
documento que expõe a Política da Segurança de uma Organização.
Também significa que não existe o Manual de Segurança da Empresa e
Legislações pertinentes.
Órgãos fiscalizadores e atuantes para que sejam cumpridas as5 - PLACAS DE SINALIZAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES DENTRO DO CANTEIRO
DE OBRA
É natural que, apesar de nem sempre ser verdade, a implantação de medidas de
prevenção e proteção, para os empregadores, implica em aumento de custo, fazendo com que
muitos relutem em aplicá-las.
Um acidente no ambiente do trabalho gera conseqüências e custos, tanto para o
empregador quanto para o empregado. Para a empresa, os custos envolvem salário dos quinze
primeiros dias após o acidente; transporte e assistência médica de urgência; paralisação de
setor, máquinas e equipamentos; comoção coletiva ou do grupo de trabalho; interrupção da
produção; prejuízos ao conceito e à imagem da empresa; embargo ou interdição fiscal, entre
outros. (Agência Sebrae de Notícias).
31
Os acidentes de trabalho custam aos cofres públicos R$ 42 bilhões por ano
(42.000.000.000 - 42 com nove zeros), o que representa 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB)
brasileiro. A informação é do coordenador da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no
Trabalho, Remígio Todeschni. Para ele, o combate aos acidentes de trabalho pode ajudar a
conter os efeitos da crise financeira internacional. (Agência Brasil – 1/5/2009).
O Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho dos Ministérios da Previdência
Social e do Trabalho e Emprego aponta que no biênio 2006/2008 o número de acidentes
verificados no Maranhão teve um crescimento assustador de 109,7%. De 2.683 vítimas em
2006, o número saltou para 5.627 em 2008. (Extraído de: MINISTÉRIO PÚBLICO DO
TRABALHO) - 28 de Abril de 2010.
A tabela 1 abaixo mostra o avanço dos acidentes do trabalho durante estes três
anos no estado do Maranhão.
TABELA 1
-ACIDENTES DO TRABALHO ENTRE 2006 E 2008NÚMERO DE ACIDENTES DO TRABALHO NO MARANHÃO
ANO
2006 2007 2008Nº ACIDENTES
A tabela 2 mostra a projeção dos acidentes do trabalho entre os anos de 2000 e
2010, nos estados da Região Nordeste e no Estado do Maranhão Segundo (BOLETIM
ESTATÍSTICO PROJETIVO) 2009. Os números dos anos de 2009 e 2010 foram estimados,
já que não existe estatística oficial com estes números. Podemos notar nestas duas tabelas um
aumento assustador do número de acidentes tanto no Estado do Maranhão como na Região
Nordeste. Este avanço dos acidentes nos mostra o muito que ainda falta a fazer em termos de
Segurança do Trabalho em nosso estado.
2683 3885 5627TABELA 2-
PROJEÇÃO ANUAL DE ACIDENTES DO TRABALHOREGIÃO/
ESTADO
PERÍODO
ANOS 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
NORDESTE
28051 27059 33598 36577 45099 49958 53736 71615 73445 78270 86564MARANHÃO 1026 1101 1395 1797 2064 3044 2683 3885 5627 5997 6633
32
FIGURA 10-
NORDESTE E NO MARANHÃO– (MTE)-2009
GRÁFICO PROJETIVO DE ACIDENTES DO TRABALHO NA REGIÃOAs situações de maior risco, visualizando este panorama e que mais preocupam os
profissionais da segurança nos canteiros de obra são: choque elétrico, a não utilização do EPI,
trabalho em altura, queda de material, além de outras relacionadas tanto a práticas inseguras,
relacionadas à maneira do trabalhador conduzir ou se conduzir dentro do ambiente de trabalho
em desacordo com as normas de segurança do trabalho, como a situações e condições
inseguras que são inerentes ao ambiente do trabalho, também em desacordo com as normas de
segurança.
5.1- Placas de Sinalização para Riscos com Eletricidade
Como dissemos anteriormente, existem muitos fatores ou agentes que podem
colocar em risco tanto trabalhadores como visitantes dentro de um canteiro de obras sendo as
instalações elétricas um desses agentes de risco.
Existem diversas maneiras de se evitar acidentes relacionados às instalações
elétricas que vão desde a colocação de pessoal qualificado e habilitado, até sistemas portáteis
seguros desenvolvidos para utilização em locais temporários como canteiros de obras. Mas,
33
todos esses cuidados não podem prescindir da sinalização de segurança, que adverte contra os
perigos da eletricidade como a placa abaixo:
FIGURA 11 -
Placa de advertência- Alta VoltagemFONTE: (DA SILVA et al )
www.maxipas.com.brEsta placa apesar de não possuir um sinal de advertência quanto ao perigo, ela por
si só, emite a mensagem desejada, com as cores padronizadas sem que o trabalhador necessite
de qualquer explicação para decifrá-lo. Segundo SAMPAIO (1999), quando for para chamar a
atenção para o perigo, a mensagem da placa deve estar na cor preta, a cor branca terá o
significado de segurança, indicando a existência de um risco, e as combinações de vermelho e
preto farão o contraste, como na fotografia da figura 13. Mesmo que ainda segundo o próprio
Sampaio (1999), as cores de segurança mais usadas são vermelho, amarelo verde e azul, estas
outras cores também podem ser usadas em placas indicando perigo.
FIGURA 12-
Placa indicando perigo de choque elétricoExistem ainda placas que além de identificar os perigos também identificam
possíveis práticas inseguras. São placas de precaução e cuidado que às vezes trazem um sinal
de segurança sempre combinando cores, pictograma e palavras, como a placa da figura 14,
onde a cor amarela universalmente faz com que o ser humano reflita acerca da necessidade de
prestar atenção com o sinal de advertência e a mensagem na cor preta.
34
FIGURA 13 - Placa de Precaução e Cuidado-Equipamento elétrico
FONTE: (DA SILVA et al) www.maxipas.com.br
Estas placas podem ser utilizadas no canteiro de obras como mostra a fotografia 2
da figura 13, sempre próximas aos riscos de modo a evitar a aproximação de trabalhadores
despreparados para trabalhar no local.
É claro que como existem canteiros sinalizados quanto ao perigo no manuseio de
instalações elétricas, existem outros que não têm esta preocupação como mostra a fotografia
da figura 15. Neste local existe uma instalação com algumas tomadas e alguns cabos
dependurados sem nenhuma proteção ou sinalização,
aos trabalhadores que esta é uma situação de risco.
como indica a seta amarela, mostrandoFIGURA 14 –
Instalações elétricas expostas sem sinalizaçãoAssim como a fotografia da figura 14, que chama a atenção dos trabalhadores para
os riscos das instalações elétricas dentro do canteiro de obras, também o percurso das redes
elétricas enterradas deve ser sinalizado (marcado por placas, por exemplo) de forma a orientar
serviços de escavação, conforme indicado no Desenho da figura 16. Esta sinalização é feita
para que trabalhadores não efetuem escavações que possam danificar estas instalações, que
além de constituir um dano material, pode levar riscos para a integridade física destes
trabalhadores, uma vez que a fiação danificada e exposta pode ser tocada por qualquer
trabalhador inadvertidamente e mesmo que este esteja protegido por calçados ou trabalhando
35
com ferramentas com cabos de madeira, ainda existe o risco de choque elétrico. Com o piso
molhado e dependendo dos níveis de tensão existe sim o risco de acidentes uma vez que a
madeira molhada deixa de ser isolante. O trabalho deverá ser supervisionado por um
profissional legalmente habilitado, que providenciará seu desligamento caso necessário.
FIGURA 15 -
elétricas subterrâneas
Placas de advertência para abertura de valas nas proximidades de redes.Fonte: Fundacentro (2001, p.64).
Do mesmo modo que existem recomendações e cuidados também com rede
elétrica subterrânea, que é feita dentro do canteiro para que os trabalhadores não tenham
contato com os condutores, em outros canteiros simplesmente este fator é totalmente
ignorado, colocando a vida dos trabalhadores em risco constante como mostram as fotografias
das figuras 17 e 18 respectivamente.
FIGURA 16 -Fiação elétrica exposta sem sinalização
36
FIGURA 17 –
Fiação elétrica exposta sem sinalizaçãoObs: Este cabo indicado pelas
setas amarelas, que corre sobre o piso, e queatravessa
real perigo, serve para alimentar o motor do elevador de carga que está posicionado mais
acima, como mostram as fotografias das figuras 17 e 18.
praticamente todo o canteiro sem nenhuma proteção ou sinalização acerca do seu5.2- Placas de Sinalização para Riscos com Materiais que podem cair das partes altas
das construções
Como as instalações elétricas, outros fatores que podem colocar em risco a vida
do trabalhador dentro do canteiro de obras e que podem se transformar em acidente de
trabalho são os materiais que caem ou que podem cair das partes altas das construções,
escapar de um elevador de carga ou mesmo de uma grua, conforme nos mostra a fotografia
da figura 19.
Materiais e ferramentas, como tijolos, telhas, blocos de concreto, martelos,
alicates, colheres de pedreiro e etc., podem cair de lugares altos das edificações, tanto durante
a construção como durante uma demolição, pedaços de parede também podem cair sobre os
trabalhadores.
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FIGURA 18 –
Placa indicando atenção para material que pode cair de trabalho acimaA placa da fotografia na figura 20, com o significado de perigo, traz a mensagem
e o pictograma na cor preta. E contraste nas cores vermelha e preta. O item segurança na cor
branca.
FIGURA 19
– Placa indicando o uso obrigatório de capaceteDiferente do canteiro de obras do Condomínio Residencial que está sendo
construído pela Empresa que constrói o Condomínio Residencial B, a empresa que constrói o
Condomínio Residencial A, parece não se preocupar com a queda de materiais sobre os seus
trabalhadores como mostra a fotografia na figura 21, onde não existe nenhuma menção ao
38
perigo de queda de material quando o elevador de carga estiver subindo ou descendo com
material.
As setas amarelas na fotografia abaixo indicam o percurso do cabo que alimenta o
motor do elevador de carga.
FIGURA 20 –
A seta branca indica a localização do elevador de carga.Fiação elétrica exposta sem sinalização de perigo.39
5.3- Trabalho em Altura
FIGURA 21 –
Placa indicando o uso obrigatório do Cinto de SegurançaOs riscos de queda de lugares altos nas construções são muitos e os acidentes com
quedas são uma constante na Indústria da Construção Civil, a placa da fotografia, figura 22,
traz o significado do sinal, proteção contra queda de altura, símbolo na cor branca, mensagem
na cor azul e branca e contraste também na cor branca. Porque o cinto de segurança não é a
única proteção contra quedas de trabalhadores, existem nas obras além de placas indicando a
obrigatoriedade do uso deste, muitos outros meios de se evitar que os trabalhadores caiam das
partes altas das edificações em construção.
A construção de um edifício ou qualquer outra obra quase sempre envolve
aberturas nos pisos e paredes. Por isso segundo a NR-18 no item 13.1, é obrigatória a
instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores e materiais. Estas
devem receber fechamento provisório resistente, segundo a NR-18 item 13.2, como mostra a
figura 23.
40
FIGURA 22
- Sistemas de Resguardos e Proteções.Em algumas obras, e nesta obra visitada estes sistemas de resguardos e proteções
foram substituídos por fitas de sinalização zebradas e estreitas que não podem ser usadas em
fechamento de vãos em obras da construção civil, como mostra a fotografia 10 da figura 14.
FIGURA 23 –
Fitas zebradas usadas como resguardo e proteção41
5.4 – Proteção para as Mãos
Como n
mãos, como os serviços com eletricidade onde elas precisam de proteção especial, no
transporte de material pesado, material cortante, com resíduos químicos e etc., estas sofrem
muito e precisam constantemente de proteção. Então a sinalização de segurança reforça o
trabalho feito pelo pessoal da segurança na conscientização dos trabalhadores para o uso das
luvas em seu dia a dia de serviço como mostra a placa da fotografia 11, figura 25,
simbolizando proteção das mãos.
a maioria dos trabalhos em canteiros de obra, são feitos com o uso dasFIGURA 24 –
Placa com aviso de Use Luvas5.5 – Proteção para os Pés.
Assim como as mãos, os pés também devem ser protegidos dentro dos canteiros
de obras. E, a melhor proteção para eles neste ambiente são as botas, como mostram as placas
da figura 26. Elas protegem os pés dos materiais que caem dos lugares altos e mesmo de
objetos pesados que possam atingir os pés. Também protegem os pés contra objetos cortantes
ou pontas que podem perfurá-los. Então, também deve existir sinalização no sentido de
conscientizar o trabalhador dos riscos que pode correr se não usar as botas, conforme as
placas abaixo.
42
FIGURA 25
- Placas de Perigo e Segurança.FONTE: (DA SILVA et AL)
www.maxipas.com.br5.6 - Proteção para os Olhos
O corpo humano dentro de um canteiro de obras está sujeito a todos os riscos
presentes no local e os olhos também precisam de proteção na realização de certos trabalhos.
Os óculos protegem contra a poeira, resíduos de material, fagulhas, e radiação de solda ou
resíduos de material trabalhado em rebolos ou serras elétricas. Então é necessário que exista
junto a estes equipamentos, ou dentro dos locais onde se executam trabalhos com estes
equipamentos uma sinalização como a que está colocada na fotografia da figura 27 para que
faça com que o trabalhador se sinta na obrigação de usá-los para sua própria proteção.
FIGURA 26-
Placas Avisos - Use Óculos de Segurança e Use Luvas43
5.7 – Circulação de Veículos Dentro do Canteiro de Obras
A circulação de veículos automotores como caminhões e tratores, deve ser tratada
do mesmo modo como se tratam os veículos que circulam por avenidas dentro do perímetro
urbano. Isto quer dizer que deve haver um disciplinamento para estes veículos que circularem
dentro do Canteiro de Obras, e um sinal deste disciplinamento é a sinalização que limita a
velocidade destes dentro do Canteiro.
Existem Canteiros sinalizados e existem canteiros sem o mínimo de sinalização,
onde os caminhões que carregam e descarregam materiais circulam sem que saibam qual seria
o limite de velocidade que deveriam dirigir dentro destes Canteiros. Muitos trabalhadores
circulam pelo canteiro executando diversas atividades, e sem uma sinalização que alertem
motoristas de caminhões e outros veículos automotores que precisem circular por ele, a vida
dos trabalhadores estaria em constante risco.
As fotografias das figuras 28 e 29 respectivamente nos mostram como pode ser a
sinalização para limitar a velocidade disciplinando o trânsito destes veículos.
FIGURA 27-
Placa com limitação de Velocidade no Canteiro de Obras44
FIGURA 28 –
Placa – Aviso Velocidade máxima permitida 20 Km/h5.8-Equipamentos ou Máquinas que Exigem Pessoal Autorizado para Operação
Nos canteiros de obras existem alguns equipamentos e máquinas, como serras
elétricas, esmeril, elevador de carga e outros, que necessitam de pessoal qualificado para
operá-los por causa do perigo que elas representam se forem operadas por trabalhadores não
qualificados e sem o menor conhecimento das mesmas. As empresas não podem
simplesmente improvisar operadores entre os trabalhadores da obra sob o risco de provocar
sérios acidentes.
A fotografia da figura 30 nos mostra como deve ser a sinalização para esta
situação.
45
FIGURA 29 –
Placa- Perigo – Operar Somente pessoal Autorizado5.9- Sinalização para Deficientes Auditivos.
A maioria do material existente no mercado e também nos canteiros de obras
atende praticamente trabalhadores sem problemas de comunicação, ou fisicamente saudáveis
sem nenhum tipo de deficiência ou restrição ao nível da comunicação. A grande maioria
destes operários têm níveis muito baixos de escolaridade, por conseguinte um baixo nível de
percepção. Apesar disso todas estas pessoas têm garantido o direito de inclusão no mercado
de trabalho e, portanto deve existir dentro dos diversos setores da indústria maneiras e meios
de fazer com que todos os indivíduos se sintam incluídos e bem vindos. Até mesmo aqueles
com deficiência auditiva, apesar de que ainda não existirem no mercado de sinalização, sinais
ou placas endereçadas a este tipo de trabalhador.
O cartaz proposto na figura 31, por (LOPES DA COSTA, PEREIRA LOCH e
VALLE PEREIRA) risco elétrico, deve ser munido de um equipamento que emite sinalização
sonora e luminosa em caso de ocorrência de um acidente com o equipamento de risco
eminente que a placa adverte. Este instrumento auxilia a obtenção da informação de risco aos
trabalhadores com restrições auditivas e visuais a tomarem conhecimento do perigo e a
46
necessidade de salvamento ou realização de alguma atitude de prevenção, sendo muito
importante sua utilização.
Esta proposta de sinalização para segurança possui como premissas básicas, a
clareza e a legibilidade das informações. Além disso, serve para a hierarquização das
mensagens, e a utilização de uma linguagem pictórica universal, para melhor apreensão do
conteúdo não verbal.
FIGURA 30 –
Proposta – Risco Elétrico com sinais de LibrasFONTE: ( DA COSTA et al )
www.cramif.fr47
6 - CONCLUSÃO
Diante do que foi exposto e dos resultados apresentados tanto pelas respostas ao
questionário, das visitas e observações feitas em canteiros de obras e dados de pesquisas,
assim como em conversa com trabalhadores e responsáveis pelos canteiros de obras, concluise
que mesmo com todas as evidências estamos diante de um quadro assustador de
Estatísticas Negativas quanto a Segurança do Trabalho dentro destes Canteiros de Obras. Os
resultados também mostram que se deve continuar fazendo um trabalho de conscientização
tanto no meio empresarial quanto aos custos dos acidentes para sua empresa e também junto
aos trabalhadores que são a parte mais afetada com os acidentes de trabalho.
A sinalização é, como todos os outros equipamentos de segurança, essencial
dentro de um canteiro de obras, assim como é essencial em todos os setores onde existam
trabalhadores ou pessoas sob risco de acidentes.
7- SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS
Propõem-se como trabalhos futuros:
Uma análise mais precisa das causas de acidentes nos canteiros de obras.
da Construção Civil.
Custos e prejuízos, para empregadores e empregados, de acidentes do trabalho na Indústria
da Construção Civil.
Estatísticas Nacionais e Regionais mais precisas sobre acidentes do trabalho na Indústria48
REFERÊNCIAS
DA COSTA, Simone Teresinha Falchetti Lopes, LOCH, Marcia do Valle Pereira, PEREIRA
Vera Lúcia Duarte do Valle.
Obras. <http://
Sinalização de Segurança Acessível dentro dos Canteiros dewww.cramif.fr/pdf/th4/Salvador/posters/bresil/da_costa3.pdf>DA SILVA, Itamar ferreira, BARBOSA, Maria Anunciada de Lima Torres.
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Abril de 2010.
Estudo daAcesso em 20 de<http:// www.maxipas.com.br/principal/pub/.../20080722085448arq7.pdf>.FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO
TRABALHO. Engenharia de Segurança do Trabalho na Indústria da Construção.
elétricas temporárias em canteiros de obras.
HANDA, V., LANG, B., Construction Site Planing.
IIDA, Itiro.
IIDA, Itiro.
MINISTÉRIO DO TRTABALHO E EMPREGO- MTE. Coordenação Geral de Infiormática –
CGI, Gerência de Projetos Especiais-GPE
Agosto de 2009,
InstalaçõesSão Paulo:Fundacentro, 2001Construction Canadá, v.85, n5, 1988.Ergonomia Projeto de Produção. São Paulo: Edgard Blucher, 1990.Ergonomia Prática. Tradução. São Paulo: Edgard Blucher. 1995.. Boletim Estatístico Projetivo, Brasília, DF,www.mte.gov.b/sistemas/atlas/Arquivos/BoletimEstatistico.pdfNAHUZ, Cecília dos Santos, FERREIRA, Lusimar Silva.
Monografias.
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Agência Brasil.http://acordocoletivo.wordpress.com/2009/05/17 >. Acesso em : 01 de Maio de 2010.A Segurança na Obra: Manual de Procedimentos paraMauad: SECONCI, Rio de Janeiro, 1997.SAMPAIO, José Carlos de Arruda. PCMA:
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SAMPAIO, José Carlos de Arruda.
SindusCon-SP, 1999.
SENAC.
14724:2005
APÊNDICE- Modelo do Questionário Preenchido pelos Trabalhadores da Empresa A no
Canteiro de Obras sobre Sinalização de Segurança.
Programa de Condições de Meio Ambiente doSão Paulo: Pini: SindusCon-SP, 1998.Manual de Aplicação da NR-18. São Paulo: Pini:Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, conforme a NBR. Porto Alegre. Biblioteca Senac, Rio Grande do Sul. 200749
IDENTIFICAÇÃO:
1- Idade......
2- Sexo : Masculino ( ) Feminino ( )
3- Tempo de Atividade na Empresa............
4- Função.........
SITUAÇÕES DE TRABALHO:
5- Você já sofreu algum tipo de acidente do trabalho?
Sim ( ) Não ( )
6- Existe CIPA constituída ou profissional
responsável pela segurança em sua empresa?
Sim ( ) Não ( )
7- Você foi treinado quanto à prevenção de
acidentes em seu local de trabalho?
Sim ( ) Não ( )
8- Você usa o EPI adequado ao risco de sua
atividade?
Sim ( ) Não ( )
9- Você já recebeu alguma informação sobre a
importância da Sinalização de Segurança em canteiro de obra?
Sim ( ) Não ( )
10- Você acha importante para sua segurança, o
canteiro de obra estar sinalizado?
Sim ( ) Não ( )
11- Você sabe que tipo de sinalização deve ser
usado num canteiro de obras?
Sim ( ) Não ( )
12- A sinalização existente no seu local de
trabalho é suficiente para que não ocorram acidentes?
Sim ( ) Não ( )
13- Existe algum lugar em seu local de trabalho
que você ache importante melhorar a sinalização?
Sim ( ) Não ( )
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